Módulos isoCRM
O objetivo deste documento é alertar aos clientes a importância de se fazer um Projeto de CRM a fim de que a implantação e o desenvolvimento do projeto ocorra da melhor maneira possível, contribuindo para a criação de uma cultura de CRM, documentando processos, etapas e outros itens essenciais ao sucesso do projeto, engajando os funcionários e responsáveis para alcançar os objetivos e resultados desejados.
Toda empresa que deseja implantar um projeto de CRM deve ser preocupar com a compreensão por todos os funcionários de que CRM é uma estratégia de negocio e envolve pessoas, tecnologia e processo de negocio. Por isso temos a preocupação em desenvolver em conjunto a implantação do software, o treinamento de pessoas e revisão dos processos de negocio de forma que seja criada uma cultura voltada para o cliente.
Um projeto de CRM não alcança seus objetivos se não tiver pessoas totalmente engajadas e de acordo com os objetivos do projeto, por isto a isoEnterprise disponibiliza aos clientes, consultores e parceiros um conjunto de atividades como treinamentos, workshops e palestras para aumentar a adesão das pessoas ao projeto e dessa forma compreendendo a dimensão de um projeto de CRM.
Palestras - É importante a apresentação do tema CRM para os funcionários a fim de que cada um conheça inicialmente o assunto e tenha em mente a importância do papel do cliente na organização.
Workshops - A Intenção de realizar os workshops antes do treinamento de cada módulo serve para preparar o ambiente e ajustar a necessidade das pessoas para receber o conhecimento e ter melhor aproveitamento do conteúdo.
Treinamentos de usuários e supervisores - Qualquer usuário do isoCRM deverá ser treinado e ao final do treinamento devera responder uma ficha de avaliação do treinamento ao final para analisar o implantador bem como seu desempenho, isso é muito importante para a isoEnterprise aprimorar seus treinamentos e para o cliente ter pessoas capacitadas.
Toda estratégia de CRM para ter sucesso precisa considerar alguns fatores que aumentam as chances de sucesso, abaixo descrevemos alguns fatores que devem ser considerados, entre eles:
Responsabilidade e Gestão do Projeto;
Diagnósticos e indicadores;
Levantamento de escopo e necessidades e customização do CRM;
Posicionamento de projeto;
Revisão, melhoria e automatização de processos;
Integração de dados;
A definição de um norte para o projeto com objetivos claros e quais as necessidades que a empresa possui são itens importantes e que fazem a diferença ao longo do projeto. O ideal é o detalhamento ao máximo das atividades, necessidades, indicadores, relatórios, customizações e processos envolvidos auxiliam todos os envolvidos no projeto.
A definição de objetivos por modulo orienta o cliente para uma melhor utilização e pode ser guiado geralmente por 3 objetivos principais relacionados com conquista, manutenção e rentabilização.
Considerando o item de conquista de clientes, como sugestão, podemos ter em mente quantos clientes existem e quantos queremos ter! Na manutenção precisamos analisar quantos clientes a empresa perde por período e qual índice de rotatividade a empresa anseia. Para cada analise deve ser definido qual a regra, como será medida, quem irá medir, quando e de onde vem a informação, abaixo 3 exemplos de objetivos para o isoCadastro:
Aumento de cadastros ativos sobre inativos (%) e retenção;
Aumento de permissões de mala-direta/E-mail marketing;
Identificação e mapeamento da preferência de canal de contato dos clientes;
A definição de indicadores para o módulo isoCadastro permitirá que a empresa mantenha o foco nas metas e se guie pelos indicadores para conseguir concretizar os resultados esperados com o CRM, pois o projeto requer um investimento e os indicadores e métricas ajudam a informar sobre o retorno e conseqüentemente justificar o investimento.
Além de definir os indicadores, a empresa deve definir quais serão os valores aceitáveis e desejados para comparação após determinado período de tempo.
Exemplos de indicadores:
Quantidade de cadastros;
% de Crescimento de base cadastral;
% de Cadastros ativos/inativos;
% de Contatos com e-mail/telefone preenchido;
Índice de Churn (rotatividade de clientes) por carteira;
Um dos pontos mais esperados de um projeto de CRM é a geração dos resultados a partir da implantação, precisamos considerar que os resultados de um projeto de CRM estão diretamente relacionados com a definição de metas, a formulação de estratégias e táticas e a definição dos indicadores para acompanhamento utilizado no projeto. Não se pode esperar que o software por si só traga mais vendas, clientes satisfeitos e indicações de novos negócios. Melhorias de faturamento e outros aspectos de satisfação estão ligados com ações coordenadas que utilizam análises, pessoas e ferramentas do sistema. Desde que utilizado corretamente o software auxilia principalmente na centralização de informações, registros de ocorrências, fluxo de trabalho, atendimento, processos e outros aspectos operacionais que facilitam ações.
O CRM é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Para auxiliar na realização de tarefas e incluir rotinas automatizadas é necessário um software, chamado de Sistema de CRM. É importante fixar que CRM é uma estratégia de negócio apoiada em PESSOAS, PROCESSOS e TECNOLOGIA (Sistemas), e não podemos atribuir o sucesso ou fracasso de um CRM exclusivamente ao software, pois pessoas e processos são partes fundamentais para satisfazer os clientes. Com o software conseguimos reunir todos os dados de clientes obtidos nos diversos canais, agrupando em uma base única e deixando disponível para todos os departamentos da empresa. Na maioria das vezes o CRM deve ser adequado modelo da empresa juntamente com a revisão de processos, customização do software e treinamento das pessoas envolvidas. Em muitos casos o CRM pode ser integrado às ferramentas de BI (Business intelligence).
Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, redes sociais, contatos telefônicos ou qualquer outro tipo de informações sobre o cliente.
CRM Operacional: trata da automação dos processos de relacionamento. Envolve a parte telefônica, gerência de pedidos e automação de marketing entre outros itens.
CRM Colaborativo: é toda a interação com o cliente através de contato seja por voz, conferências web, e-mail, gerenciamento de respostas, chat e interação direta (lojas físicas, quiosques, distribuidores, lojas virtuais).
CRM Analítico: contempla as funções de análise e inteligência dos negócios. Com o CRM analítico é possível identificar os clientes e determinar como cada um deve ser tratado, permitindo a empresa focar nos clientes para gerar satisfação e com isto mantê-los por muito mais tempo ao invés de perdê-los para a concorrência.
A maioria dos objetivos de uma estratégia de CRM está relacionada com 3 itens importantes:
Atração de novos clientes;
Manutenção e satisfação dos clientes atuais;
Rentabilização dos clientes oferecendo novos produtos e serviços.
Esperamos que conhecendo um pouco mais de CRM você usuário do isoCRM possa participar e colaborar no sucesso dessa estratégia que é renovada todos os dias e não tem fim, pois a satisfação do cliente é o objetivo maior e ao mesmo tempo um reflexo de nossas atitudes.
A cada dia devemos aprender mais com os clientes para tratá-los melhor e bem utilizar os módulos de relacionamento do isoCRM da melhor forma possível para alcançar nossos objetivos.
Pergunta:
Resposta:
A definição de um norte para o projeto com objetivos claros e quais as necessidades que a empresa possui são itens importantes e fazem a diferença ao longo do projeto. O ideal é o detalhamento ao máximo das atividades, necessidades, indicadores, relatórios, customizações e processos envolvidos auxiliam todos os envolvidos no projeto.
A definição de objetivos por modulo orienta o cliente para uma melhor utilização e pode ser guiado geralmente por 3 objetivos principais relacionados com prospecção, gestão de carteira e rentabilização.
Considerando o item de prospecção, podemos analisar quais sãos as ações mais comuns da empresa e as que geram resultados. Já no quesito de gestão de carteira podemos acompanhar a evolução da carteira e toda negociação cliente a cliente. Com relação à rentabilização deve ser analisado o retorno sobre cada carteira. Para cada analise deve ser definido qual a regra, como será medida, quem irá medir, quando e de onde vem à informação, abaixo 3 exemplos de objetivos para o isoVendas:
Identificar retorno e geração de clientes por carteira;
Diminuir a rotatividade de clientes;
Gerar vendas a partir de Cross-Selling e Up-Selling;
A definição de indicadores para o módulo isoVendas permitirá que a empresa mantenha o foco nas metas e se guie pelos indicadores para conseguir concretizar os resultados esperados com o CRM, pois o projeto requer um investimento e os indicadores e métricas ajudam a informar sobre o retorno e consequentemente justificar o investimento.
Exemplo de definição de indicadores gerais para o isoVendas
Além de definir os indicadores, a empresa deve definir quais serão os valores aceitáveis e desejados para comparação após determinado período de tempo.
Exemplos de indicadores:
Quantidade de faturamento por representante.
Quantidade de clientes por carteira.
Produtos mais vendidos.
Oportunidades por etapa de vendas (funil).
Um dos pontos mais esperados de um projeto de CRM é a geração dos resultados a partir da implantação, precisamos considerar que os resultados de um projeto de CRM estão diretamente relacionados com a definição de metas, a formulação de estratégias, a realização e a definição dos indicadores para acompanhamento utilizado no projeto. Não se pode esperar que o software por si só trouxesse mais vendas, clientes satisfeitos e indicações de novos negócios. Melhorias e outros aspectos de satisfação estão ligados com ações coordenadas que utilizam análises, pessoas e ferramentas do sistema. Desde que utilizado corretamente o software auxilia principalmente no gerenciamento de oportunidades, analise de vendas, gestão de carteira de clientes, entre outros aspectos operacionais.
Funcionalidades
Base Pedido
Dados principais - Simplificado
Dados principais – Avançado
Dados principais - Outros
Dados principais – Dados complementares
Programação de datas
Cotas
Data de promessa
Dados cadastrais
Mapa de vendas
Cadastro de entidade
Histórico do cliente
Pedidos do cliente
Atendimentos do cliente
Envio de e-mail pedido
Dados complementares da entidade
Produtos similares/complementares
Kit
Descontos/acréscimos
Agrupamentos de datas
Inclusão avançada de produto (lote)
Dados complementares do item
Produtos pedido
Itens do contrato
Impressão do pedido
Novo pedido
Produtos favoritos
Promoções
Últimas cotações
Pesquisa de produtos
Entrada simplificada
Produtos perdidos
Comparativo da cópia de pedido
Carrinho
Informação do item
Novo preço
Recálculo
Rateio de desconto
Cancelamento de item
Rateio de frete
ABAS Pedido
Pedido
Aba fechamento
Agrupamento de datas
Valor mínimo de itens
Itens com problema de venda
Sem estoque ou não existe no armazém
Bloqueado ou inativo
Item com Lead Time
Programação vencida ou sem estoque
MB ou MC fora da faixa
Problema de matriz
Problema de matriz unidade produto
Problema com a data de promessa
Fator de conversão não encontrado
Lote não encontrado no armazém ou sem estoque
Quantidade múltipla
Aba itens
Situação do item
Motivo da situação
Data de faturamento
Data de promessa
Aba descontos/acréscimos
Aba alçadas
Aba observações
Aba anexos
Aba nota fiscal
Aba SAC
Aba procedimentos
Aba procedimentos do pedido
Aba tarefas entrada
Aba Histórico do pedido
Cópia de pedido
Atendimento contratos
Impressão de mapas
Impressão de proposta
Itens
Anexos
Programação de datas
Clientes de entrega
Bancos
Pedidos contratados
Contatos
Procedimentos
Procedimentos do Contrato
Tarefas entrada
Histórico
Atendimento Ibiz
Menu supervisor
Menu Matriz
Matriz ICMS
Matriz IPI
Matriz substituição tributária
Matriz Pis/Cofins
Matriz Pis/Cofins repasse
Matriz valor mínimo
Matriz de frete
Matriz de alçada
Cenários da negociação
Matriz de negociação
Matriz de unidade produto
Matriz condição de pagamento cliente
Matriz de comissão
Matriz de desconto/acréscimo
Menu Bionexo
Condição de pagamento
Unidades
Clientes x produtos
Motivos
Menu pedido
Tipo de cartão
Local de faturamento
Origem do pedido
Tipo do pedido
Situação do pedido
Situação do item
Condição de pagamento
Transportadora
Tipo de Frete
Promoções
Estabelecimento
Classificação fiscal
Destinação
Tributação ICMS
Alíquota Pis/Cofins
Classificação do anexo
Exporta NFE
Liberação
Bloqueio estratégico
Importação neogrid
Menu supervisor produto
Armazém
Produtos do armazém(Estoque x unidade)
Histórico de movimentação
Lotes
Classificação do produto
Marcas
Modelo
Produto
Fator de conversão
Preço de lista
Dados fiscais
Estabelecimentos
Informações
Similaridade
Complementar
Descontos
Produto x linha
Anexos
Cotas
Data de promessa
Lotes
Estoque programado
Dados complementares
Equipamento
Classificação produto do parceiro
Tipo do produto
Formulário
Importação de lista de preço de produtos
Tipo de linha
Linha
Parâmetros fiscais
Natureza de operação
Agrupamento fiscal
Espécie do produto
Categoria fiscal do produto
Origem do produto
Forma de pagamento
Tipo da forma de pagamento
Forma de pagamento
Contratos
Forma de envio
Modalidades
Situação do contrato
Situação do item
Situação da colocação do item
Situação do pedido do contrato
Situação do item do pedido do contrato
Situação da prog de datas
Tipo da prog de datas
Tipo de contato
Produtos favoritos
A definição de um norte para o projeto com objetivos claros e quais as necessidades que a empresa possui são itens importantes e fazem a diferença ao longo do projeto. O ideal é o detalhamento ao máximo das atividades, necessidades, indicadores, relatórios, customizações e processos envolvidos auxiliam todos os envolvidos no projeto.
A definição de objetivos por modulo orienta o cliente para uma melhor utilização e pode ser guiado geralmente por 3 objetivos principais relacionados com canais de atendimento (e-mail, telefone, redes sociais, etc), PA’s ou atendentes, tipos de reclamações ou produtos reclamados e motivo de atendimento entre outros.
Considerando o item de canais de atendimento podemos analisar os canais que tem mais solicitações de contato e rever quadro de pessoal ou até mesmo identificar qual o canal preferido de cada cliente. Na questão de motivo dos atendimentos pode ser analisado por quantidade os motivos mais comuns de contato do cliente.
Para cada analise deve ser definido qual a regra, como será medida, quem irá medir, quando e de onde vem a informação, abaixo 3 exemplos de objetivos para o isoAtendimento:
Medir e Diminuir o tempo de resposta ao cliente;
Identificar os problemas mais comuns;
Analisar e mapear o canal de contato preferido de cada cliente;
A definição de indicadores para o módulo isoAtendimento permitirá que a empresa mantenha o foco nas metas e se guie pelos indicadores para conseguir concretizar os resultados esperados com o CRM, pois o projeto requer um investimento e os indicadores e métricas ajudam a informar sobre o retorno e conseqüentemente justificar o investimento.
Exemplo de definição de indicadores gerais para o isoAtendimento
Além de definir os indicadores, a empresa deve definir quais serão os valores aceitáveis e desejados para comparação após determinado período de tempo.
Exemplos de indicadores:
Quantidade de e-mails recebidos por semana
Quantidade de reclamações por unidade
Reclamações por perfil do cliente sexo(masculino/feminino)
Atendimentos por produto/serviço
Atendimentos por usuário/PA
Um dos pontos mais esperados de um projeto de CRM é a geração dos resultados a partir da implantação, precisamos considerar que os resultados de um projeto de CRM estão diretamente relacionados com a definição de metas, a formulação de estratégias, a realização e a definição dos indicadores para acompanhamento utilizado no projeto.
Não se pode esperar que o software por si só traga mais vendas, clientes satisfeitos e indicações de novos negócios.Melhorias de atendimento ao cliente e outros aspectos de satisfação estão ligados com ações coordenadas que utilizam análises, pessoas e ferramentas do sistema.
Desde que utilizado corretamente o software auxilia principalmente na centralização e controle das ocorrências, registro do do histórico de interações e análise das informações.
A manutenção de produtos é acessada por meio da tela principal, clicando no ícone de engrenagem localizado na linha correspondente ao produto desejado. Ao entrar na área de manutenção, o sistema disponibiliza diversas seções para consulta e atualização de informações, tais como: Produto, Similar, Fator de Conversão, Preço de Lista, Custos, Dados Fiscais, Linha de Produtos, Promoção, Alçada, Kit, Armazém, Unidades, Produto Complementar e Dados Complementares do Produto.
Para a inclusão de um novo produto, deve-se acionar o botão “Adicionar Produto”. Será exibido um formulário dividido em duas modalidades: simples (com os campos obrigatórios) e avançado (com campos adicionais). Após o devido preenchimento, basta clicar em “Salvar” para efetivar o cadastro.
Na tela de Processos, dentro do submenu Importações, está disponível a opção PREÇOS, que permite a importação de alterações de preços para produtos. Nessa funcionalidade, é possível baixar um arquivo modelo em formato .xlsx, preencher os dados necessários e realizar a importação para o sistema.
Para que o processo seja aceito, é obrigatório informar o código do produto, além do código ou CPF/CNPJ do cliente e sua origem. Após editar o arquivo com as alterações desejadas, basta importá-lo e clicar em Processar. A nova importação será exibida como pendente na coluna correspondente.
Após o processamento, acesse a tela de Produtos, localize o item atualizado e clique no botão da coluna Manutenção. Em seguida, selecione o ícone $ para visualizar a lista de preços atualizada.
O sistema permite a importação de múltiplos cadastros de cliente simultaneamente através de um arquivo excel. Caso sejam identificadas inconsistências nas informações enviadas, mensagens de crítica serão retornadas detalhando os erros.
Para que o cadastro seja integrado corretamente, é obrigatória a identificação do cliente com os campos: CPF ou CNPJ, código externo, origem da informação, indicação de estrangeiro e tipo de cliente.
As demais informações são organizadas em seções específicas, como:
Pessoa ou Organização (dados conforme CPF ou CNPJ);
Dados gerais do cliente, CNAE (para organizações);
Endereços, telefones e contatos eletrônicos (novas entradas são criadas se houver divergências com o isoCRM);
Dados complementares, responsáveis e categoria fiscal (com substituição do registro anterior);
Tabela de venda, vinculada ao local de faturamento e armazém.
Ao final do processamento, o sistema exibirá mensagens informando qualquer erro encontrado durante a importação.