A definição de um norte para o projeto com objetivos claros e quais as necessidades que a empresa possui são itens importantes e fazem a diferença ao longo do projeto. O ideal é o detalhamento ao máximo das atividades, necessidades, indicadores, relatórios, customizações e processos envolvidos auxiliam todos os envolvidos no projeto.
A definição de objetivos por modulo orienta o cliente para uma melhor utilização e pode ser guiado geralmente por 3 objetivos principais relacionados com prospecção, gestão de carteira e rentabilização.
Considerando o item de prospecção, podemos analisar quais sãos as ações mais comuns da empresa e as que geram resultados. Já no quesito de gestão de carteira podemos acompanhar a evolução da carteira e toda negociação cliente a cliente. Com relação à rentabilização deve ser analisado o retorno sobre cada carteira. Para cada analise deve ser definido qual a regra, como será medida, quem irá medir, quando e de onde vem à informação, abaixo 3 exemplos de objetivos para o isoVendas:
Identificar retorno e geração de clientes por carteira;
Diminuir a rotatividade de clientes;
Gerar vendas a partir de Cross-Selling e Up-Selling;
A definição de indicadores para o módulo isoVendas permitirá que a empresa mantenha o foco nas metas e se guie pelos indicadores para conseguir concretizar os resultados esperados com o CRM, pois o projeto requer um investimento e os indicadores e métricas ajudam a informar sobre o retorno e consequentemente justificar o investimento.
Exemplo de definição de indicadores gerais para o isoVendas
Além de definir os indicadores, a empresa deve definir quais serão os valores aceitáveis e desejados para comparação após determinado período de tempo.
Exemplos de indicadores:
Quantidade de faturamento por representante.
Quantidade de clientes por carteira.
Produtos mais vendidos.
Oportunidades por etapa de vendas (funil).
Um dos pontos mais esperados de um projeto de CRM é a geração dos resultados a partir da implantação, precisamos considerar que os resultados de um projeto de CRM estão diretamente relacionados com a definição de metas, a formulação de estratégias, a realização e a definição dos indicadores para acompanhamento utilizado no projeto. Não se pode esperar que o software por si só trouxesse mais vendas, clientes satisfeitos e indicações de novos negócios. Melhorias e outros aspectos de satisfação estão ligados com ações coordenadas que utilizam análises, pessoas e ferramentas do sistema. Desde que utilizado corretamente o software auxilia principalmente no gerenciamento de oportunidades, analise de vendas, gestão de carteira de clientes, entre outros aspectos operacionais.